Portfólio de Projectos Acústicos no Distrito do Porto

Portfólio de Projectos Acústicos no Distrito do Porto

O Projecto de Condicionamento Acústico, um dos projectos de especialidade de Engenharia Civil, é essencial. O conforto e o silêncio é muito importante.  O desconforto do ruído exterior elevado, representa uma das principais preocupações dos requerentes, principalmente para quem vive em zonas urbanas com muito ruído. “Acusticamente a principal função dos elementos construtivos que constituem os compartimentos é impedir que estes ultrapassem os valores de níveis de pressão acústica definidos pelo Decreto-Lei 292/2000, de 14 de Novembro, em que os requisitos acústicos dos edifícios são fixados nas disposições legais e regulamentares aplicáveis, sendo as citadas disposições legais, no caso dos … Ver Mais…

Empresa para ensaios acústicos localizado na Margem Sul e com delegações comerciais em Lisboa e em Santa Maria da Feira

Empresa para ensaios acústicos localizado na  Margem Sul e com delegações comerciais em Lisboa e em Santa Maria da Feira

O NoiseLab, Laboratório de Engenheiros Acústicos Associados, Lda. é um Laboratório Acreditado pelo IPAC para ensaios acústicos localizado na Margem Sul e com delegações comerciais em Lisboa e em Santa Maria da Feira (âmbito disponível no site www.noiselab.pt). Após Fevereiro de 2011, de acordo com o Regulamento Geral do Ruído – D.L. 9/2007, só os laboratórios acreditados, privados ou públicos, podem efectuar avaliações acústicas, quer no âmbito de incomodidades / verificação de valores limite de exposição no exterior, quer medições de isolamentos em edifícios e outros no âmbito do D.L. 96/2008.

OUVIR E ESCUTAR – Muitos ouvem e poucos escutam

Muitos ouvem e poucos escutam Provérbio popular Quando uma fonte sonora emite, fornece energia mecânica às partículas do ar na sua vizinhança e estas entram em vibração. Esta vibração transmite-se, o processo progride, dizendo-se que se está perante ondas sonoras em propagação. Em consequência, certas características da atmosfera na zona onde ocorre esta propagação vão sendo alteradas e essas alterações irão atingir o auditor. O conhecimento da audição humana parece apresentar ainda muitas lacunas e o que se considera esclarecido apresenta-se complexo, de modo que apenas se farão referências sumárias à descrição deste processo. 0 ouvido é um órgão par … Ver Mais…

SOM EM 3D NA ENGENHARIA CIVIL

SOM EM 3D NA ENGENHARIA CIVIL

A nossa vida decorre num mundo a quatro dimensões, três das quais espaciais e a quarta, de índole bem específica, o tempo. Assim, na nossa experiência corrente de escuta, somos capazes, em relação a uma qualquer fonte sonora, de identificar a distância a que se encontra, bem como a posição em elevação e azimute, para além de, obviamente, sabermos quando emite e quando cessa a emissão.As tecnologias de som 3D visam criar a ilusão da perceção em condições como naturais, em ambientes que representam “realidades construídas”. Assim, por exemplo em teleconferências, poder-se-á, graças a técnicas de espacialização dos sinais sonoros … Ver Mais…

A ACÚSTICA DE ESTAÇÕES DE PASSAGEIROS

A ACÚSTICA DE ESTAÇÕES DE PASSAGEIROS

Quantas vezes, cada um de nós se encontrou já em estações onde chegam comboios e de onde partem… De onde virão, para onde vão? Para cada um, aquela estação foi um ponto de chegada e será de partida – entretanto estaremos lá, instantes suspensos no tempo, instantes de vida que, à nossa volta se agita, animada por ruídos estranhos, que contribuem para criar a bolha envolvente onde nos situamos, a aguardar… A aguardar que, do meio daqueles ruídos venha a mensagem que nos permita embarcar, na esperança, talvez, de que seja para uma Estação de luz! De facto, uma das … Ver Mais…

CONDUTAS E RUÍDOS EM EDIFÍCIOS

CONDUTAS E RUÍDOS EM EDIFÍCIOS

As exigências modernas colocadas pelo habitar criam exigências crescentes de tecnologia para os edifícios, o que se traduz em complexidade crescente nos sistemas de condutas e canalizações, de cablagens, de líquidos, de gases dos edifícios. Este facto tem implicações óbvias em todos os campos em que os guiamentos proporcionados por condutas possam ser inconvenientes, como seja a segurança contra incêndios e o isolamento sonoro entre espaços; note-se, no que respeita à área do desempenho acústico há que sublinhar que as condutas, para além de constituírem vias de transmissões marginais, que podem afetar o isolamento entre espaços que assim se tornam … Ver Mais…

DIFRAÇÃO/REFRAÇÃO, NAS BARREIRAS SONORAS?!

DIFRAÇÃO/REFRAÇÃO, NAS BARREIRAS SONORAS?!

Quando as ondas sonoras incidem numa barreira, ocorre difração ou refração? Difração é o fenómeno que ocorre com ondas em propagação através de um orifício ou contornando um obstáculo cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda. Refração é a mudança na direção de propagação de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com impedâncias acústicas diferentes; a refração modifica a velocidade de propagação e, portanto, o comprimento de onda, uma vez que, obviamente, a frequência se mantem. Consequentemente, o fenómeno que se verifica quando, na propagação de ondas sonoras, ocorra a … Ver Mais…

PROTEÇÃO AUDITIVA – DIGA LÁ COMO É …

PROTEÇÃO AUDITIVA – DIGA LÁ COMO É …

O ouvido humano é o órgão responsável pela nossa audição e pelo nosso equilíbrio. É um sistema extraordinário que permite a deteção de sinais sonoros com frequências entre cerca de 20 Hz e 16 000 Hz e a distinção de sons musicais dentro de uma gama de qualidade muito extensa. É também um dos órgãos mais afetados pelo ruído, nomeadamente em ambiente laboral, desenvolvendo perda auditiva que, com facilidade, pode tornar-se irreversível. O trauma acústico ocupacional ocorre basicamente de duas formas: o ruído de impacto, que pode causar um dano físico às estruturas do ouvido, em particular a rutura do … Ver Mais…

O RUÍDO DOS GERADORES EÓLICOS

O RUÍDO DOS GERADORES EÓLICOS

PRESTE ATENÇÃO Um estudo de origem americana (Universidade de Maryland) revelou que o número de acidentes por atropelamento triplicou entre os anos de 2004 e 2011. O estudo permitiu constatar que, em grande parte dos acidentes, verificava-se o uso de sistemas de audição por auscultadores – para além de ocorrer grande perda de sensibilidade aos estímulos sonoros, a utilização de tais sistemas implicaria diminuição da atenção visual.

NÃO COMPRE RUÍDO!!!

“Os que acham o silêncio insuportável é porque têm demasiado ruído dentro deles.” Robert Fripp Ou, se pretendermos aproximar pela positiva: compre silencioso… O ruído dos equipamentos representa impacto sério sobre a qualidade de vida e a saúde de parte elevada da população que se queixa do ruído. Nos países qualificados de “emergentes” a situação assume gravidade particular com o acréscimo da população e da capacidade de aquisição de mais equipamentos, destinados a utilizações diversas e que, em verdade, conduzem a um mundo que globalmente se vai tornando mais ruidoso. E sublinhe-se que, nos últimos três decénios, foram conseguidas vantagens … Ver Mais…