Fórmulas para a execução do Projecto de estabilidade – Betão Armado

Fórmulas para a execução do Projecto de estabilidade – Betão Armado

O projecto de estabilidade é um dos mais importantes projectos de especialidade de Engenharia Civil. Para a elaboração do projecto de betão armado é necessário o cálculo e verificação dos seguintes itens: Verificação da Segurança em Relação aos Estados Limites Últimos (ELU) A verificação da segurança em relação aos ELU que não envolvam perda de equilíbrio ou fadiga, quando feita em termos de esforços, consiste em respeitar a condição: Sd ≤  Rd Sendo: Sd – valor de cálculo do esforço actuante; Rd – valor de cálculo do esforço resistente.

Eurocodigos Estruturais

Vai entrar em vigor em Portugal os eurocódigos estruturais. Os Eurocódigos Estruturais são basicamente as leis que se devem seguir e obedecer para uma construção bem feita. São as normas e regulamentos para a elaboração dos projectos de estabilidade (betão armado e não só) das várias construções que se podem realizar. Portugal tem uma legislação própria (RSA – Regulamento de Segurança e Acções) mas vamos passar adoptar os eurocódigos estruturais comuns para toda a União Europeia. (Algumas Universidades, os cálculos estruturais já são realizados através dos eurocódigos, como é o caso da Universidade da Beira Interior, onde me licenciei.) Para … Ver Mais…

Las estructuras de acero para la construcción Civil

Las estructuras de acero para la construcción Civil

Las estructuras metálicas de acero o hierro se utilizan generalmente en la técnica de construcción con una “estructura de columna vertebral” de las columnas verticales de acero y vigas horizontales, y se construyen de una rejilla rectangular tipo para apoyar a los pisos, paredes y techos un edificio, todos ellos están conectados a la estructura. El desarrollo de esta técnica hace posible la construcción de rascacielos.

Venda Nova III – Nova Central Hidroelectrica – Imagens da construção

Venda Nova III – Nova Central Hidroelectrica – Imagens da construção

Vista geral da obra “Reforço de Potência da Venda Nova III” Sistemas PERI na modernização do potencial hidrográfico nacional A PERI ofereceu uma solução “chave-na-mão” com o fornecimento e aplicação de 7500 m2 de cofragem para a execução das ensecadeiras da tomada de água e restituição da Central Hidroeléctrica Venda Nova III, tendo esta obra sido efectuada em apenas 6 semanas de calendário. A Central aumentará a actual potência significativamente, estando prevista a produção de energia para a rede em 2015. Fonte: peri.pt

Fundações com o conceito SISMO

Fundações com o conceito SISMO

Elemento muro + material estrutural SISMO = Fundações A armadura SISMO, também permite construir fundações de maneira simples e rápida. A natureza das proprias fundações determina-se por meio de uma análide de estabilidade. Se existir um buraco por baixo da laje, é necessário cobrir a parte inferior da laje com betão e material isolante.    

Coberturas Planas e Inclinadas

Coberturas Planas e Inclinadas

O Método de Construção SISMO, permite construir qualquer tipo de cobertura, plana ou inclinada, com qualquer tipo de inclinação. O princípio de construção é simples. Coberturas planas O princípio de construção de coberturas planas é idêntico ao das lajes. A colocação de isolamento posterior na parte exterior é essencial.   Coberturas inclinadas O princípio de construção de lajes inclinadas, também é simples. A escolha do elemento é feita em função da vertente (flexibilidade do betão) e os cálculos de estabilidade relativos à resistência e à carga. È aconselhável prolongar os muros de carga até à superfície da cobertura, de modo … Ver Mais…

Uma Nova Tecnologia de Construção – SISMO

Uma Nova Tecnologia de Construção – SISMO

SISMO é um novo método de construção que visa a implementação de novos materiais na concepção de novos edifícios. SISMO introduz um novo conceito na arquitectura de edifícios. No mundo da construção, e o arquitecto em primeiro lugar, opta cada vez mais por um método de construção integral SISMO. Este método permite ao arquitecto desenvolver novas construções, aplicando novas ideias, recorrendo a outros materiais e não se restringindo apenas aos materiais tradicionais. Em obras o projecto desenvolve-se como se fosse uma maquete com as dimensões reais. Este método constitui um conceito universal, sendo aplicável a qualquer projecto, não sendo necessário … Ver Mais…