Portfólio de Projectos Acústicos no Distrito do Porto

O Projecto de Condicionamento Acústico, um dos projectos de especialidade de Engenharia Civil, é essencial.

O conforto e o silêncio é muito importante.  O desconforto do ruído exterior elevado, representa uma das principais preocupações dos requerentes, principalmente para quem vive em zonas urbanas com muito ruído.

“Acusticamente a principal função dos elementos construtivos que constituem os compartimentos é impedir que estes ultrapassem os valores de níveis de pressão acústica definidos pelo Decreto-Lei 292/2000, de 14 de Novembro, em que os requisitos acústicos dos edifícios são fixados nas disposições legais e regulamentares aplicáveis, sendo as citadas disposições legais, no caso dos edifícios habitacionais e mistos, o artigo 5º do Decreto-Lei n.º 129/2002 de 11 de Maio com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 96/2008 de 9 de Junho, contido no referido regulamento”.

Fórmulas e Requisitos Acústicos a satisfazer para habitações, utilizadas no Projecto Acústico

Isolamento sonoro a sons de condução aérea padronizado (D2 m,nT) é a diferença entre o nível médio de pressão sonora exterior, medido a 2 m da fachada do edifício (L1,2 m), e o nível médio de pressão sonora medido no local de recepção (L2), corrigido das condicoes de reverberação do compartimento receptor.

 

Condução aérea padronizada

Sendo:

T – tempo de reverberação do compartimento receptor (s); To – tempo de reverberação de referência (s); V – volume do compartimento receptor (m3); Ss – área do elemento separador (m2); TR – transmissão marginal.

a)      Índice de isolamento sonoro a sons de condução aérea D2m, nT, w normalizado entre o exterior da moradia e quartos ou zonas de estar dos fogos, deve satisfazer a seguinte condição para zonas mistas:

D2, m, nT, w ≥33dB

b) D2m, nT, w normalizado entre compartimentos de um fogo (emissão) e quartos ou zonas de estar de outro fogo (recepção) na moradia, deve satisfazer a seguinte condição:

Dn, w ≥50dB

 

Nível sonoro de percussão padronizado, L’nT – nível sonoro médio (Li) medido no compartimento receptor, proveniente de uma excitação de percussão normalizada exercida sobre um pavimento, corrigido da influência das condições de reverberação do compartimento receptor:

 

Nível sonoro de percussão padronizado, L’nT

Onde:

Ao – área de absorção equivalente de referência (10 m2).

Sendo que para verificar o nível de percussão L’nT,w  dverá verificar a condição:

nT, w ≤60dB

De seguida apresenta-se o quadro resumo dos valores limite a ser verificados para que a moradia verifique o regulamento acústico.

Valores minimos regulamentares a verificar

 

Tempo de reverberação

O tempo de reverberação é obtido através da fórmula de Sabine, que se apresenta de seguida:

Tempo de reverberação

Em que:

T – tempo de reverberação do compartimento (s); V – volume do compartimento (m3) e A – área de absorção sonora equivalente.

 

Alguns dos projectos de Condicionamento Acústico já realizados no Distrito do Porto.

Moradia Unifamiliar – Estrada da Circunvalação, nº 14841

Moradia Unifamiliar – Estrada da Circunvalação, nº 14833

Moradias Unifamiliares

Realizo todos os projectos de especialidade de Engenharia Civil.

Peça Orçamento, sem compromisso.

Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.