Saiba quais as vantagens de ter painéis solares em casa

Em Portugal a energia mais importante que recebemos, e pela qual somos mundialmente conhecidos, é o Sol. Por isso não é de estranhar que cada vez mais se opte pelo uso de sistemas de aproveitamento de energia.

Paineis Solares em casa

As energias renováveis são uma boa forma de cuidar do meio ambiente ao mesmo tempo que se podemos poupar na eletricidade do lar. Assim sendo estamos a contribuir para uma menor contaminação com os recursos oferecidos pela natureza.

Desta forma, explicaremos os beneficios de colocar painéis solares em casa, aproveitando esta energia inesgotável, o Sol.

Vantagens do uso de painéis solares

Se está a pensar instalar ou não os painéis solares em sua casa, tenha em conta que podemos optar por diferentes tipos no mercado: as termosolares, que concentram a energia do Sol para obter calor, e as fotovoltaicas que aproveitam a radiação para gerar e fornecer eletricidade.

Ambas trazem beneficios para reducir a fatura da luz ou do gás, além de minimizar a energia consumida que permite o uso mais sustentável do planeta Terra.

A vantagem principal que leva a maioria das pessoas a instalar painéis solares em casa é pelo que já foi comentando: a redução do consumo que se reflete nas faturas que pagamos todos os meses, sendo uma poupança que permitirá melhorar as finanças da sua casa.

Além disso, dependendo do tipo de painéis que se escolha, podemos reduzir ou parar com o uso de gás ou eletricidade, com a instalação de painéis termosolares que permitem produzir água quente. Se a intenção é usar menos energia nos eletrodomésticos e na iluminação, são mais adequados os painéis fotovoltaicos.

Mas e o custo da instalação?

É certo que muitas pessoas têm receio de avançar com a instalação de placas solares no lar, pelo investimento inicial. No entanto, é preciso levar em conta que é um investimento a longo prazo.

Considerando que a vida útil dos painéis solares é de cerca de 30 anos, poderemos amortizar essa despesa em pouco tempo se considerarmos também a poupança de dinheiro com a redução das contas de gás e eletricidade.

Nesse sentido, o dinheiro investido será recuperado nos primeiros anos de compra e será apenas de pagamento único, já que a manutenção desse sistema é quase gratuita. A instalação de painéis solares é cada vez mais procurada, já que contribui com para cuidar do planeta , pelo uso de um recurso que pertence a todos nós.

A aposta numa energia inesgotável

O aproveitamento da luz solar oferece grandes benefícios para a sociedade e, como já vimos, é a opção que cada vez mais pessoas escolhem para terem em casa, principalmente em Portugal e Espanha, por exemplo, onde o número de horas de sol por ano é muito elevado.

Com isto, também reduziremos os gases poluentes para a atmosfera, baixamos os custos das contas, e reduziremos a dependência de combustíveis fósseis e do petróleo.

Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.