Como a primavera afeta a saúde bucal?

Aproxima-se a primavera e com ela as alergias, nossas fiéis companheiras com quem mantemos uma luta desesperada e desagradável, e como diz o ditado: “A primavera altera o sangue”, e a saúde bucal também.

alergias de primavera

Durante a primavera, as flores começam a liberar o temido pólen e, dependendo da região onde estamos, o vento começa a aumentar, trazendo consigo rajadas de terra que ficam no ar.

O reflexo do corpo nessa situação é gerar uma substância conhecida como histamina, que tenta lutar contra essas partículas assustadoras para pessoas alérgicas, mas por sua vez vai gerar sintomas que não vão nos fazer passar bem: sinusite (quantidade excessiva de muco acumulado ) e boca e garganta secas.

“Os dentistas são especializados em tratar os efeitos causados ​​pela primavera em nossa boca, então podemos ir até eles em qualquer época do ano.”

Como esses sintomas afetam a saúde bucal?

Quando temos uma quantidade excessiva de muco no nariz e não conseguimos respirar bem por ele, acabamos respirando pela boca, produzindo um aumento da secura e coceira na garganta, além disso, alguma tosse seca, espirros e estaremos soprando continuamente nosso nariz para tentar respirar bem.

A tensão contínua na musculatura da mandíbula e dos molares, causada pela tosse, espirros frequentes e a quantidade de muco acumulada em áreas da face, como testa e seios paranasais (bem próximos aos molares), será suficiente para causar dores de cabeça e desconforto nos dentes posteriores.

Por outro lado, respirar pelo nariz é uma proteção do ser humano, pois temos pelos ou vilosidades que vão impedir que mais partículas entrem em nosso interior, por outro lado, isso não pode ser feito pela boca.

Se tomar anti-histamínicos, é necessário ir ao consultório do dentista?

Os anti-histamínicos são os medicamentos recomendados para controlar essa substância chamada histamina.Tomá-los reduzirá alguns dos sintomas, como o excesso de muco, mas os anti-histamínicos atuais podem aumentar a garganta e a boca secas.

Portanto, é recomendável visitar o dentista regularmente para controlar esses fatores e alcançar uma excelente saúde bucal.

Dicas de seus dentistas para cuidar dos dentes na primavera

✔︎ Beba bastante água, ou seja, aproximadamente 2 litros por dia.

✔︎ Não descuidemos da nossa higiene oral devido ao desconforto, mas sim tenhamos mais cuidado com ela.

✔︎ Utilizar enxaguatórios bucais após correta escovação dos dentes e uso do fio dental, podendo fazer gargarejos também para manter a garganta limpa.

✔︎ Tome a medicação prescrita pelo médico, como os anti-histamínicos mencionados anteriormente.

✔︎ Marque uma consulta com nosso dentista de confiança, que irá recomendar o melhor para nós individualmente.

Os dentistas são especializados em tratar os efeitos causados ​​pela primavera em nossa boca, por isso podemos ir a eles em qualquer época do ano, mas será mais necessário ir ao consultório se sofrermos de uma alergia que cause os sintomas mencionados. Assim, manteremos uma boa saúde e higiene oral durante todo o ano.

Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.