Os dentes que mais quebram são os incisivos centrais superiores, também chamados popularmente de “paletes”, por serem os mais expostos e também os que mais aparecem ao sorrir, por isso a importância de ir a um dentista de emergência o mais rápido possível. fratura acontece para agir o mais rápido possível.
Passos a seguir quando um dente está quebrado
A primeira coisa a lembrar é que o fator tempo é muito importante quando um dente quebra, ou seja, quanto mais rápido você agir, mais favorável será o resultado para o paciente.
No primeiro momento, quando ocorre o rompimento, é fundamental manter a calma, pois o mais provável é que a ferida sangre e doa muito.
Quando você está com mais medo, seu corpo tende a ficar tenso e isso pode facilmente torná-lo mais sensível à dor. Tente relaxar praticando a respiração profunda. Lembre-se de que a anestesia está disponível para a maioria dos tratamentos e ela funciona melhor quando você está relaxado.
Embora o sangue seja sempre muito escandaloso, não precisa ser algo sério. Tente pegar a parte ou pedaços fraturados e guardá-los. Se o paciente puder enxaguar a boca com água, tanto melhor.
Dependendo se a pausa é parcial ou total, estas são as recomendações
Quebra parcial: deve-se limpar o pedaço do dente que caiu e colocar algo frio no rosto para reduzir a inflamação. Pode não ter sido uma ruptura, mas uma fissura. Nesse caso, o dente pode estar lascado e, embora o dano não seja visível a olho nu, a peça pode estar fragilizada.
Quebra total: se o dente se desprendeu de seu alvéolo e sua estrutura permanece intacta, é uma avulsão dentária. Nesse caso pode ser recolocado na cavidade tentando manipular a raiz. Para encaixá-lo novamente, o paciente pode morder uma compressa de gaze.
Outra opção é colocar o dente em um copo de leite e embalar o ferimento para estancar o sangramento.
É possível que você não tenha meios naquele momento para seguir esses passos, o que você deve fazer é ir à sua clínica de confiança para que um profissional possa atendê-lo o mais rápido possível.
Somos a sua clínica dentária de confiança no centro de Benidorm, na Clínica Dental Sant Jaume teremos todo o prazer em ajudá-lo.
Qual é o procedimento para reconstruir um dente?
Salvar um dente quebrado depende de muitas coisas, mas a primeira e mais importante é ir ao dentista de emergência o mais rápido possível. Não tente usar remédios caseiros e procure o mais rápido possível que a ferida seja examinada por um dentista, pois se ela persistir com o tempo, pode causar uma infecção.
pequenas fraturas
Se o nervo não foi afetado, o composto será usado na reconstrução. Dependendo dos casos, também podem ser utilizadas facetas dentárias de porcelana. O compósito e a porcelana adaptam-se perfeitamente à cor dos dentes adjacentes, pelo que a nível estético é uma excelente opção.
fraturas moderadas
Quando a fratura é um pouco mais grave e afetou o nervo, é necessário fazer um canal radicular e depois colocar uma coroa para proteger a peça dentária. As facetas também podem ser usadas se o especialista considerar que é a melhor solução. O objetivo é conseguir a melhor estética possível para o paciente e, claro, resolver seu problema de saúde bucal.
fraturas severas
Se houver um dente quebrado abaixo da gengiva e afetar a raiz, o que sobrou da peça deve ser extraído e colocado um implante. Consiste na colocação de um parafuso de titânio que atuará como a raiz do dente. Uma vez concluído o processo de osseointegração no osso, uma coroa é colocada na parte visível do dente.
Vá a um dentista com quem se sinta mais confortável.
Você pode superar todos os sentimentos de medo, ansiedade e preocupação quando está com um dentista de confiança com quem pode compartilhar abertamente suas preocupações.