Qual o cuidado que um implante dentário precisa?

Implante dentárioOs tratamentos de prótese dentária em implantes aumentaram exponencialmente nos últimos anos devido às melhorias que contribuem para a qualidade de vida do paciente. No entanto, apesar das vantagens desses tratamentos, também há casos em que o implante pode falhar, ou seja, o implante perde sua conexão ao osso e fica solto.

Periimplantitis e pode ser causada por higiene bucal inadequada ou por força excessiva de mastigação nos implantes.

Conforme apontado pelo membro científico do Colégio de Dentistas e Estomatologistas, ao redor do dente e por falta de higiene, pode ocorrer periodontite que pode levar à perda de dente. Da mesma forma, uma falta de higiene em torno dos implantes envolve um processo chamado periimplantitis em que há uma perda de osso que suporta o implante com a consequente perda dele no curto prazo. Segue-se que as medidas higiénicas a serem tomadas para a manutenção de próteses, fixas ou removíveis, ou tecidos peri-implantes macios são essenciais para prever um bom resultado.

Após a cirurgia para a colocação dos implantes (primeira fase de um tratamento de implantologia), é lembrado que é importante enxaguar com clorhexidina para eliminar possíveis bactérias, dado que não pode realizar a escovagem adequada da área.

Após a remoção dos pontos em 7-15 dias, as medidas habituais de higiene podem ser retomadas (escovação convencional) durante os três ou quatro meses da fase de osseointegração (união estável entre os ossos e o implante). A este respeito, deve notar-se que, em alguns casos, uma prótese provisória pode ser colocada no mesmo dia da cirurgia.

A partir da fase protética (segunda parte do tratamento de Implantologia), as seguintes técnicas de escovação devem ser introduzidas:

Escovação convencional: pelo menos a cada 12 horas, uma escovação da boca deve ser feita com dedicação especial à área da prótese em sua união com a goma.

Higiene com escova interproximal: no caso de prótese fixa (que não pode ser removida), o uso de escovas interproximais e sedas é recomendado nos espaços entre implante implante e implante dentário (escolha um tamanho maior ou menor dependendo do espaço existente e a recomendação do seu dentista). Caso a prótese seja removível (pode ser removida), será necessário limpar a prótese com as escovas específicas para um lado e, por outro lado, escovar as barras ou âncoras ligadas aos implantes que servem de suporte para a prótese. No caso das barras, deve ser dada especial atenção ao espaço entre a barra e a goma para evitar a inflamação da goma. Deve-se notar que a não remoção da placa bacteriana da parte da goma que envolve os implantes compromete a durabilidade ou o sucesso do tratamento do implante devido à perda destes.

Finalmente, é lembrado que é essencial fazer visitas periódicas agendadas pelo dentista para que ele verifique se eles estão realizando corretamente as medidas de higiene, para controlar o estado do osso ao redor dos implantes, bem como para verificar ou alterar os parafusos de tipo de componente ou anexos de prótese.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.
Tagged . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


*