Regeneração dental: O futuro da engenharia na odontologia

engenharia de tecidosNos últimos anos, na área médica e odontológica eles desenvolveram inúmeras pesquisas que visa a regeneração, reparação ou substituição de tecidos e órgãos que tenham sido danificados por vários fatores. A perda do dente é uma situação comum e frequente que pode resultar de doenças como cáries, fraturas, lesões ou alterações genéticas. Na maioria dos casos esta perda não é crítica, no entanto, a substituição de dentes em falta é importante por razões estéticas, psicológicas e médicas.

Os esforços recentes no campo da pesquisa mostram o papel de “engenharia de tecidos“, que visa obter tecidos vivos que podem substituir estruturas ou funções perdidas. Em essência, consiste em fabricar um novo tecido de vida funcional por um (natural, sintética ou misturas de ambos) de apoio. Para estes modelos de órgãos ou tecidos equivalentes, em que as células precisam ser organizados e se comportam como se fossem parte do tecido original e, assim, alcançar a reconstrução final desejado elas são construídas.

No que diz respeito a regeneração de tecidos, tais como polpa dentária (nervo do dente), ossos e mucosa oral, fez significativo progresso, no entanto, a investigação tem um longo caminho a percorrer, para que esta terapia fiável e é aplicada na clínica.

A utilização de células estaminais para gerar novos dentes, deixou de ser uma hipótese de trabalho para uma possível realidade que pode chegar a prática clínica dentária no médio prazo. Embora esta não pode ser utilizada clinicamente, os estudos mais recentes e as experiências têm mostrado progresso sobre a utilidade e a viabilidade das células estaminais pode ter no tratamento de lesões bucais.

A engenharia de tecidos

É um campo de pesquisa introduzido a partir de 1987, durante uma reunião da National Science Foundation (NSF), também conhecido como “medicina regenerativa”, que reúne diferentes ramos da ciência, como biologia, química, engenharia e medicina.

Regeneração

Campo interdisciplinar que aplica os princípios de células estaminais, a engenharia de tecidos e fatores de crescimento para aumentar ou substituir as funções biológicas de todos os tecidos ou órgãos do corpo. O seu objetivo em odontologia é a regeneração de todos os tipos de tecidos que fazem parte da cavidade oral, para, finalmente, atingir a regeneração completa de dentes.

O que é uma célula estaminal?

Eles são capazes de continuamente as células se dividem e produzir células estaminais com a capacidade de dar origem a células especializadas.

Células mão de origem Dental

Têm potencial de multidiferenciação e, portanto, pertencem ao grupo de pós-natal, que tem a capacidade de formar células de carácter Odontogênico adipogénica e neurogénica, ou seja, eles têm a capacidade para formar dentes.

Tagged , . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.