Compatibilidade entre os Pavimentos de Madeira e a Climatização Invisível

Em 6 de Outubro, durante uma das conferências organizadas pela Associação Espanhola do Comércio e Indústria da Madeira (AEIM), a FEIM (Federação Espanhola de Indústrias de Madeira) e a própria FEPM (Federação Espanhola do Pavimento de Madeira), no Salão Monográfico de Madeira na Arquitetura, dentro da Feira Construtec, UPONOR e a FEPM reiteraram o potencial de combinar sistemas de Climatização Invisível com parquet.

Em seu artigo, Iván Castaño, representante de UPONOR, disse que o objetivo da Climatização Invisível é alcançar nos cômodos uma temperatura de conforto. “Estamos climatizando, não aquecendo. Podemos influenciar na temperatura que o corpo sente, em que resulta o equilíbrio entre temperatura do ar e a temperatura média radiante que emite o sistema de aquecimento. Se apenas mudássemos a temperatura do ar mediante radiadores ou ar condicionado, a temperatura ambiente voltaria rapidamente a seu ser”, disse.

Por sua parte, Juan Urbiztondo Arauzo, representante de FEPM na conferência, assegurou que “o pavimento de madeira, piso flutuante ou colado, se complementa perfeitamente com o aquecimento pelo piso radiante. “Com este sistema economizamos muito, um aspecto importante nas obras de reforma. Com o Sistema Mini é possível, inclusive, conservar o piso original, sem necessidade de retirar-lo”, comentou.

A Climatização Invisível UPONOR se baseia em um circuito de tubagens de polietileno Pex que cobrem toda a superfície do piso, integradas na estrutura da habitação, tubos por onde circula água fria ou quente para alcançar a temperatura de conforto desejada, segundo as necesidades do usuário e a época do ano.

Com o sistema de Climatização Invisível se consegue uma economia energética anual de uns 20% a 70%. Além disso, se pode controlar e regular a temperatura de cada cómodo através do Radio Control System de forma individual, programar as horas de funcionamento do sistema e alcançar um novo aumento de 5% na economia energética. “Se somarmos o aquecimento invisível ao piso de madeira, ganhamos ainda mais em conforto e obteremos uma câmara climática excelente”, concluiu Urbiztondo.

O nível de conforto que a madeira oferece é como acompanhantes, como pavimento nas edificações unindo à solução de Climatização Invisível UPONOR, oferece a seus usuários uma melhor qualidade de vida, tanto por sua estética e conforto como pela economia de energia e custos.

Para mais informações:
www.uponor.pt

Tagged , , . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.