Reabilitação de Edifícios – Uma vez mais

A reabilitação de edifícios é reconhecida como uma necessidade nacional em termos económicos de salvaguarda de bens culturais e patrimoniais, melhoria das condições de vida e de gastos energéticos. Para além de tudo o mais, há que sublinhar que se trata de respeito pela autenticidade dos edifícios ou sítios que traduzem modos de ser português.
O efeito da legislação do arrendamento, que nos últimos anos descapitalizou de forma abrangente os proprietários dos imóveis apresenta-se como um dos principais obstáculos ao processo de recuperação e manutenção dos seus imóveis. O problema do valor de rendas fixo imposto pelo Estado, durante muitos anos, a dificuldade nas ações de despejo, mesmo quando associadas a situações de não pagamento (com as dificuldades existentes na celeridade do tratamento do problema nos tribunais), levou a que se perdessem os hábitos de manutenção dos edifícios . A perda de conhecimentos das técnicas construtivas antigas com a aplicação maciça dos novos produtos e exigências de maior celeridade de execução por questões económicas, contribuiu igualmente para a falta da prática de ações sistémicas de manutenção, dando lugar a ações de índole pontual ou abrindo portas à “febre do novo”, entre outras coisas “apto” a proporcionar espaços generosos para parqueamento automóvel tornados possíveis em consequência de demolições, nalguns casos dos interiores dos edifícios mantendo as envolventes, logo alterando de modo irreversível o edificado.
De várias operações possíveis (manutenção, conservação, reconstrução, reabilitação), reabilitação refere-se a qualquer ação que assegure a sobrevivência e a preservação para o futuro de: edifícios, bens culturais, recursos naturais, energia ou outra fonte de conhecimento com valor (cultural, emocional ou de uso). Enquadra-se em vertentes de intervenção para uso futuro do edifício, pelo que a avaliação da função adequada/compatível com a estrutura e a tipologia do edifício é uma das premissas deste processo. Por este facto não se pode, por exemplo, enquadrar em reabilitação os casos de demolição total do interior do edifício e a simples manutenção das fachadas.

A preservação dos valores do património é mais facilmente garantida com a manutenção da sua função original. Esta opção decorre da constatação óbvia de que a mesma função, mesmo tendo em conta a evolução dos estilos de vida, não prejudica os níveis de segurança estrutural, nem necessita de infra-estruturas complexas ou outros fatores intrusivos. Obviamente poderá isto implicar abdicação relativamente a alguns “luxos”, como, por exemplo estacionamento na cave, todavia a reabilitação deverá atender a questões do âmbito da segurança (por exemplo em caso de incêndio ou sismo) bem como a aspetos de funcionalidade, como sejam questões relativas a conforto acústico, térmico ou visual.

Rua Nova do Carvalho

As questões relativas a desempenhos acústicos assumem importância particular no âmbito da reabilitação por razões diversas em que se sublinha o facto de se verificar, em geral, a ocorrência de ruídos exteriores mais intensos, a generalização da utilização de equipamentos da área dos eletrodomésticos e a maior ausência de relações fortes de vizinhança, tornando mais exigente a apreciação de ruídos de vizinhança.
Face ao que se referiu, aponta-se a conveniência de preceder a definição das disposições de condicionamento acústico num processo de reabilitação, realizar um diagnóstico de desempenhos acústicos interessando não apenas o complexo alvo da reabilitação mas, também, caracterizando a componente acústica do ambiente no local.
Face aos resultados do diagnóstico referido será possível avaliar a amplitude da operação de condicionamento, amplitude relativamente a obra a realizar e custo respetivo A definição das disposições de condicionamento terá de ser ajustada à realidade da situação, ajustamento a levar a cabo num processo de interligação estreita com Arquitetura e Estruturas.

Tagged . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.