Dicas para deixar o apartamento novo com a sua cara

PLANTA Casa

Realizar o sonho da casa própria é um grande passo na vida de todo mundo, mas vem carregado de responsabilidades, e uma delas é transformar a nova casa em um bom ambiente para os novos moradores – basicamente, algo que tenha a cara de quem vai assumir o status de novo dono do imóvel. Quem compra um apartamento já usado tende a ter de lidar com reformas anteriores e uma estrutura pré-estabelecida pelos antigos moradores, mas quem opta por comprar um apartamento novo tem mais liberdade de criação, principalmente se o imóvel estiver na planta.

A primeira coisa que o novo morador deve pensar antes de mudar a cara da sua casa é qual tipo de decoração faz mais o estilo dos moradores, e o que dá para se fazer no espaço que se tem. Optar por uma decoração essencialmente minimalista para um apartamento de grandes proporções, por exemplo, pode fazer parecer que a falta de móveis não é necessariamente um estilo, e essa não é uma opção. Da mesma forma, optar por uma decoração mais detalhada e diversificada, principalmente em espaços pequenos, pode causar o efeito inverso, com a sensação de que a casa tem muitas coisas, nem todas úteis, e que a grande maioria delas não é de fato necessária.

Quem compra um apartamento novo também quer móveis novos, então a opção de decorar a casa com móveis planejados está mais na jogada do que nunca. Geralmente os cômodos que aceitam com mais naturalidade móveis planejados são a cozinha e os quartos, mas as salas também podem ter esse tipo de intervenção e os banheiros podem seguir essa linha. Esses móveis tendem a ser mais caros do que os comprados no varejo, mas têm as vantagens de serem mais práticos na montagem e no desmonte e, principalmente, no fato de serem exclusivos a maior parte das vezes. Tanto o material quanto o design dos móveis planejados são de escolha do cliente, e isso acaba dando um visual mais intimista na decoração geral de casa

Outro fator a se levar em consideração ao decorar um apartamento novo são as condições climáticas da própria cidade em que se vive. Quem adquire apartamentos em Curitiba, por exemplo, deve ficar atento aos tipos de material utilizados na decoração, já que a cidade é muito fria a maior parte do ano. Quem vive em cidades com inverno rigoroso, tal qual a capital paranaense, devem fazer um esforço acima do normal para deixar que a luz natural adentre os principais recintos, optando por paredes claras e cortinas e persianas com boa abertura.

Pensando nisso, o papel de parede é um dos itens mais polêmicos de decoração da nova casa. Ele dá um visual bastante requintado ao cômodo, mas pode esconder infiltrações e rachaduras, causando mofo a longo prazo. O papel de parede também deve ser o mais neutro possível, para que os moradores da casa não enjoem de ver, todos os dias, a mesma estampa nas paredes dos cômodos. Para quem gosta de trocar o papel de parede com uma frequência maior que a regular, vai uma dica: pintar pode ser mais econômico do que raspar o papel antigo e colocar um novo no lugar, além de agredir menos a estrutura da parede. Para quem quer inovar na pintura e colocar a casa colorida, a dica é deixar apenas uma parede de cada cômodo em uma cor diferente, ao invés de pintar todas. O excesso, nesse caso, também pode ser prejudicial ao bom gosto de quem vive no local.

Gostou das dicas? Caso você possua outras que possam agregar, não deixe de fazer um comentário. Sua participação enriquecera ainda mais esse conteúdo, além de ajudar outras pessoas que podem ter dúvidas relacionadas aos seus conhecimentos. Participe!

Tagged . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.