Comprando seu imóvel na Planta – Dicas para não se arrepender

O mercado imobiliário brasileiro assiste a uma franca ascensão na procura por investimento a imóveis ainda na planta, graças às vantagens que esse tipo de negócio gera em relação aos demais modelos de compra imobiliária. A primeira vantagem que o imóvel na planta traz em relação ao imóvel já pronto é que você terá um imóvel completamente novo, vê o andamento de sua construção, participa da valorização da compra (já que um imóvel novo é bem mais valorizado que um de 30 ou 40 anos) e as condições de financiamento para imóveis na planta são muito boas. Ainda que você tenha que esperar três ou quatro anos para ter as chaves em mãos, essa é uma opção atrativa para quem quer realizar o sonho da casa própria – principalmente no caso dos recém-casados.

Os paranaenses que querem entrar de cabeça na compra de um imóvel na planta devem ficar de olho em cada edição de lançamento de imóveis em Curitiba, onde as construtoras mostram os novos empreendimentos, as condições de pagamento e ofertam as chaves para os apartamentos (no caso de prédios) que ainda não foram vendidos. Nesse tipo de evento é possível ver também o que a planta estrutural do imóvel pode possibilitar de mudança, no caso de mover paredes e construir novos cômodos – ainda que você não possa mudar a fachada da construção, é bem improvável que você consiga fazer reformas a seu estilo em apartamentos mais antigos. A dica para não se arrepender é estudar todo esse custo benefício entre um apartamento na planta e um todo pronto, que costuma ser bem mais caro.

Na planta é possível, também, vislumbrar o imóvel e o que ele virá a ser. Na planta dá para se ter noção do espaço reservado para lazer, garagem, toda a estrutura externa, como jardins e salões comunitários, entre outras coisas. Outra grande vantagem do imóvel na planta é poder escolher por imóveis de 2, 3 ou 4 quartos, suíte, quantidade de banheiros, etc. Esse é o caso do condomínio Viver Reserva São José dos Pinhais, que fica na região metropolitana de Curitiba, e figura como a mais importante cidade vizinha da capital paranaense. Nesse empreendimento é possível que o consumidor escolha por apartamentos de dois ou três quartos em um imóvel que tem preço inicial de R$120 mil reais.

Morar em uma cidade vizinha à capital é sinônimo de economia para pessoas de todo o Brasil, já que a região metropolitana de cada grande cidade tem ônibus que interliga uma cidade a outra e morar fora do grande centro urbano já é um grande alívio – emocional e econômico – principalmente para quem vai realizar o sonho da casa própria. Por isso vale a pena esperar para que o empreendimento dos sonhos fique pronto antes de procurar por qualquer imóvel que já possa estar desgastado.

Tagged , . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.