Engenheiro à espera de apreciação de relatorio da Ordem

Após e durante o estágio de inserção na Ordem é obrigatório o envio do relatório de estágio.

É necessário o envio do relatório intercalar e depois do relatório final.

Como aconteceu comigo e acontece com todos a espera pelo resultado da apreciação do relatório é infindável.

No meu caso, antes de enviar o relatório telefonei para a Ordem para me darem informações sobre o relatório, o conteúdo pretendido, formatações, tipo de letra, etc. Foram atenciosos e enviaram um “relatório” modelo com o pretendiam, mas disseram que não era obrigatório seguir aquele modelo. Perguntei sobre o tempo que demoravam a avaliar o relatório de estágio e disseram que nunca menos de 3 meses.

Foi mesmo o que aconteceu, enviei o relatório, esperei os 3 meses, mas sempre na esperança que pudesse demorar menos tempo. Passaram os 3 meses e depois mais umas semanas e nada diziam, fiquei preocupada, e começei a pensar que estava algo de errado, que o relatório não tinha sido validado e que já não passava a Engenheira Efectiva.

Optei por telefonar novamente para a Ordem dos Engenheiros para saber da situação, a Senhora que me atendeu disse-me que o relatório ainda estava com o Engenheiro que efectuou a avaliação, mas que já tinha sido aprovado e que já era Engenheira Efectiva. Alguns dias depois recebi a carta de confirmação, dizendo que a apreciação do relatório tinha sido positiva e que iria receber a cédula profissional com o novo estatuto alcançado. Apartir daquele momento já podia desempenhar as funções de Engenheira efectiva.

 

Ordem Engenheiros

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

10 Responses to Engenheiro à espera de apreciação de relatorio da Ordem

  1. Ana Veiga says:

    Carla,

    Transcrevo a o início de frase que escreveu no seu post: “Como aconteceu comigo e acontece com todos…”
    Fico triste que uma engenheira (ou qualquer outra pessoa, com qualquer profissão que seja), em tão poucas palavras, consiga escrever duas delas com erros ortográficos.

    Cumprimentos

  2. Carolina says:

    Olá,
    Acabo de iniciar o meu estágio na OE. Gostaria de pedir-lhe se me poderia fornecer o modelo de Estágio Formal e se nao for pedir muito o seu relatório?

    Cumprimentos

  3. filipa carvalho says:

    Boa noite,

    Comecei agora o meu estágio na OE.Será que me poderia facultar o modelo do relatório? Obrigada.

  4. captcha says:

    Boa noite,

    Comecei agora o meu estágio na OE.Será que me poderia facultar o modelo do relatório? Obrigada.

  5. Cristiano Santos says:

    Bom dia,

    Estou agora a iniciar o meu estágio na OE. Gostaria de pedir-lhe cordialmente se me poderia facultar o modelo de Estágio Formal e quiça o seu relatório?

    Com os melhores cumprimentos.

  6. Marisa Pedro says:

    Boa tarde,

    Estou agora a escrever o relatório de estágio a entregar na Ordem dos Engenheiros para passar a membro efectivo. Pediram-me também uma Declaração do Orientador de aceitação do acompanhamento do estágio e de aprovação do respectivo programa. Pelo que percebi é necessário um documento com o parecer do Orientador sobre a forma como decorreu o Estágio e outro documento que é a declaração da empresa de acolhimento, comprovativa da realização do estágio e do período de tempo abrangido pelo mesmo.

    A minha pergunta/dúvida é se existe algum “template” pré-definido para isto. Ou se o orientador simplesmente escreve uma declaração e assina? Existe algum tipo de “texto” pré-definido para isto?

    Obrigada pela atenção

  7. Helder Vale says:

    Ola Eng. Carla.

    Comecei agora a fazer o meu estágio de admissão à ordem, será que me podes enviar para o mail o teu relatório. Estou um pouco apreensivo se o relatório do estágio Formal é muito técnico. Podes-me contactar por mail, para trocarmos algumas informações sobre como foi o teu estágio e como elaboras-te o teu relatório? Agradeço muito a ajuda que me poderes disponibilizar.

  8. José Lopes says:

    Olá Carla.
    Iniciei o meu processo de estágio formal, é possivel facultar-me o modelo que a OE lhe forneceu na altura? Obrigado e parabéns pelo blogue.

  9. Carla Alves says:

    Olá.
    Não sei te responder a essa questão. Telefona para a Ordem e coloca essa questão, pois não sei.
    A ordem exige que o patrono tenha 5 anos de experiência, mas nesse caso especifico, só mesmo contactar a Ordem.
    Cumprimentos

  10. vasco says:

    Ola Eng. Carla…acabei recentemente o meu curso e fui admitido para estagio numa empresa onde o meu possível supervisor deve estar quase a fazer os 5 anos e portanto passar a membro sénior da Ordem…
    A minhas questão e não sei se as consegue responder, é se posso começar o estagio, não sendo ele ainda membro sénior tornando-se apenas a meio do estagio ou se nem deixam entrar os papeis devido a esse facto.

    Gostaria ainda de lhe pedir se me pode enviar o relatório modelo e se achar que não é abuso o seu próprio relatório.

    Desde já agradeço,
    Vasco Coelho