DIFRAÇÃO/REFRAÇÃO, NAS BARREIRAS SONORAS?!

Quando as ondas sonoras incidem numa barreira, ocorre difração ou refração?

Difração é o fenómeno que ocorre com ondas em propagação através de um orifício ou contornando um obstáculo cuja dimensão é da mesma ordem de grandeza que o seu comprimento de onda.

Refração é a mudança na direção de propagação de uma onda ao atravessar a fronteira entre dois meios com impedâncias acústicas diferentes; a refração modifica a velocidade de propagação e, portanto, o comprimento de onda, uma vez que, obviamente, a frequência se mantem.

Consequentemente, o fenómeno que se verifica quando, na propagação de ondas sonoras, ocorra a presença de um obstáculo, por exemplo uma “barreira acústica”, é essencialmente uma difração, admitindo, o que corresponde à situação corrente, que a impedância acústica da barreira é muito diferente da correspondente ao ar, onde se verifica a propagação das ondas sonoras.

Refração de ondas luminosas (o lápis parece quebrado)

Refração de ondas luminosas (o lápis parece quebrado)

Refração de ondas luminosas (o lápis parece quebrado)

DO MUNDO DA ACÚSTICA

Ruído → perda de audição

A afetação da componente acústica do ambiente pode ter causas diversas, assumindo relevância, no que concerne o período noturno, o ruído de instalações de diversão. Em situações desta natureza é frequente apontar-se para a instalação de dispositivos de limitação automática da intensidade de ruídos, os quais, ao ser ultrapassado um valor estabelecido, atuam, interrompendo a emissão sonora ou reduzindo adequadamente a sua intensidade; pelo que se apontou atrás, é frequente a utilização em bares, discotecas e locais similares de diversão.

Recentemente, em Barcelona e no contexto de nova regulamentação, foi experimentada a associação de dispositivos de limitação da intensidade de ruídos com sistemas GPS, permitindo às autoridades, com competência na matéria, a localização da instalação em causa. È caso para dizer que se logrou conseguir a ligação direta do transgressor ao fiscalizador…

Tagged . Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.