A ACÚSTICA NO HOSPITAL

A Física médica traduz a associação da Física à área médica. Poderá dizer-se que Leonardo da Vinci (século XVI) terá sido um dos primeiros praticantes desta área pelos seus estudos de biomecânica como a locomoção humana e o movimento do coração e do sangue no sistema cardiovascular.
O desenvolvimento de conhecimentos no domínio da ótica possibilitou a invenção do microscópio que veio tornar possível a compreensão das estruturas biológicas assim como descobrir a existência de microrganismos (século XVII) invisíveis sem este instrumento .
bebe

No século XVIII, o cientista e médico italiano Luigi Galvani descobriu que a atividade muscular dá lugar ao aparecimento de sinais elétricos o que abriu caminho para novas contribuições no tratamento e no diagnóstico médico como a eletrocardiografia e a eletroencelografia.
A descoberta dos raios-X pelo alemão Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895 e pela qual lhe foi conferido o Prémio Nobel da Física, abriu um leque enorme de aplicações em diagnóstico e tratamento, podendo considerar-se que teve como consequência a entrada dos físicos no hospital – o físico e matemático suíço Theophil Friedrich Christen doutorou-se em medicina em 1905. Como disciplina, estava criada, de facto, a Física Médica,
Note-se que, apesar da utilização de radiações ionizantes na medicina ser datada desde sua própria descoberta, os perigos de uma utilização não controlada foram também evidenciados e alguns cientistas pioneiros vieram a morrer em decorrência disso.
A utilização de estímulos sonoros de frequências muito elevadas (ultrassons) tornou possível substituir, no domínio da imagiologia médica, as radiações ionizantes, libertando portanto a utilização dos perigos destas radiações.
Esta técnica de diagnóstico, sonografia (designada, com generalidade mas com alguma controvérsia por ecografia), divulgou-se muito por esta razão, permitindo abordar campos vedados à radiografia, como seja a observação in útero de fetos, permitindo, para além de questões específicas de ordem médica, desvendar antecipadamente, aos pais ansiosos o sexo do futuro bebé.

A utilização das ferramentas informáticas veio impulsionar radicalmente o desenvolvimento do tipo de aplicações em causa tornando possível a observação da cor, a tridimensional, a telesonografía.
Técnicas como a exploração transvaginal para o controlo preciso de dispositivos intrauterinos, a observação prostática e, em geral, a urosonografía estão traduzidas em avanços muito marcantes do diagnóstico
E, assim, de facto, aqui temos a Acústica no hospital … no diagnóstico. Os seus campos de aplicação alargam-se, porém, claramente. É o caso, por exemplo da litotrícia exterior por ondas de choque (do grego lithos, pedra y do latim terere, triturar) que é um tratamento não invasivo, que utiliza impulsos acústicos para quebrar os cálculos renais e os cálculos biliares. Nos equipamentos mais recentes, ocorre a utilização de sistemas de focagem acústica e o emprego de estímulos com características que permitam minimizar os riscos de aplicação.

DO MUNDO DA ACÚSTICA

HOSSANA – O acrónimo deriva de Holistic and Sustainable Abatement of Noise by optimized combinations of Natural and Artificial means, tratando-se de um programa de investigação no âmbito do Sétimo Programa-Quadro, Tema 7, Transportes de superfície sustentáveis, coordenado pela Universidade Técnica de Chalmers (Suécia).
O projeto visa a preparação de diversos instrumentos eficazes para a redução do ruído do tráfego rodoviário e ferroviário com efeitos positivos sobre o meio ambiente como um todo. O projeto foca reduções do ruído no processo de propagação, lidando com o uso de vegetação em superfícies, barreiras inovadoras, incluindo materiais reciclados, e tratamentos do solo e das faixas de rodagem superfície da estrada.
Trata-se de um estudo integrado, abrangendo investigação em laboratório, desenvolvimento de modelos para utilização ao nível da engenharia e apreciações in situ de eficácia..
A apontar que, em 22 de janeiro, terá lugar em Lyon terá lugar jornada de avaliação dos resultados obtidos no âmbito do programa, sendo apresentado, na oportunidade, um guia de boas práticas.

Bookmark the permalink.

About Carla Alves

Carla Alves, Licenciada em Engenharia Civil pela Universidade da Beira Interior. Engenheira Civil Efectiva da Ordem dos Engenheiros. Faço projectos de especialidade de Engenharia Civil com freelancer e estou à procura de um emprego em Engenharia Civil.

Comments are closed.